Geovana Velez. Tecnologia do Blogger.
RSS

Having fun

          Estou me divertindo muito aqui no Canadá! Desde que eu cheguei tudo tem sido ótimo.
         Desde o dia 25 eu tenho me divertido com minha hostfamily: andei de moto com eles, fui a praia, comi blueberries na floresta (que frutinha deliciosa!), fiz alguns amigos e acampei.
         Minha hostfamily tem um trailer perto de casa, então, toda noite nós fazemos uma fogueira e comemos marshmallows com bolachas ou churrasco. É realmente incrível!
      Estou aprendendo Newfinese (língua regional), é muito engraçado, cada dia aprendo uma nova palavra ou expressão. Aqui o almoço eles chamam "dinner" (traduzindo: jantar); eu realmente fiquei confusa, mas eles logo me explicaram; e o jantar eles chamam de "supper", também aprendi uma expressão muito usada "yes b'y" ("sim garoto" traduzido literalmente, antônimo de "no b'y") equivale ao nosso "oxe/oxente/eita".
          Aqui é um lugar muito agradável para se morar! Agora, eu aguardo ansiosamente pelas aulas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A partida...


          Quando eu saí de casa, estava com o coração na mão. Estava entristecida pensando que durante meses não viria minha família, minha igreja, minha escola, meus amigos, meus professores, mas, ao mesmo tempo, feliz porque conheceria o país que sempre quis conhecer.
          Chegando ao aeroporto, estava tensa, porém ao ver meus amigos, parentes e professor consegui me animar.

Meus queridos amigos.
          Meu voo foi dia 23 de agosto pela manhã, por volta das 11 horas já estava no avião com destino a São Paulo. Minha escala foi a seguinte: Recife - São Paulo, São Paulo - Toronto e por fim Toronto - St. Johns.
          Quando chegamos em Toronto, dia 24 de agosto, fizemos um tour pela cidade. Eu saí de Toronto às 22 horas, cinco horas depois eu chego (exausta) em St. Johns.
          Fui muito bem recepcionada pela hostfamily. Eles me levaram para a casa de uma de suas filhas, pois moram a duas horas de St. Johns. Chegando a nossa cidade, almoçamos na casa do meu hostuncle um delicioso churrasco. Após fomos para a casa.
          A casa onde estou é muito confortável e tem uma linda paisagem. Estou amando este lugar!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muito obrigada!

          Antes de tudo, vou agradecer a algumas pessoas que me ajudaram muito.
   Agradeço a:
   Deus: Por tudo.
   Meus pais: Por terem me dado  permissão e terem me auxiliado desde o início do intercâmbio.
   Coordenação do PGM: Por serem muito legais conosco e nos ajudar em tudo.
   Alan Costa Damásio (amigo): Por me incentivar e me encorajar, muito antes de tudo isso acontecer.
   Lívia de Lima (professora): Por estar me ajudando desde que descobri que eu havia passado para fazer o intercâmbio.
   Elãine Tereza (professora de Inglês): Por tem me ensinado muito do que eu sei agora.
   Bruno Crisanto (professor do curso): Por ser um ótimo professor e ter me ajudado muito durante o período que nos ensinou inglês.
   Elaine Barbosa (professora do curso): Por ter me aceitado como sua aluna e ter contribuído muito com a minha aprendizagem.
   Valmir (professor do curso): Por ter me ajudado (mesmo que por pouco tempo) a falar Inglês.
   Myllenna e Tatiane (ex-intercambistas da minha escola): Que me deram dicas ótimas sobre o intercâmbio.
   Ingrid Arruda (angel): Por ter se disponibilizado a falar Inglês comigo.
   Viviele Pereira (intercambista): Me ajudou muito desde o início, mesmo sem nos conhecermos muito bem.
   Izabella Santiago (nem tenho palavras para descrevê-la): Por estar presente me ajudando, desde que soube da minha viagem e pela reforma neste blog, ficou muito legal.
   Aldenio Alves (meu tio): Que se desdobrou para me ajudar.
   Meus amigos: Porque estão presente comigo, mesmo que eu esteja a quilômetros de distância.
   Minha hostfamily: Que abriu as portas de sua casa para uma pessoa que eles nuca viram antes.
          MUITO OBRIGADA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Indo embora (tão rápido)


          Recebi hoje uma notícia incrível que me deixou feliz e preocupada ao mesmo tempo. Estarei indo embora nesta sexta-feira, dia 23 de agosto (tão rápido!).
          Eu estava na escola em plena hora do lanche, quando resolvi abrir o Facebook para ver alguma notícia sobre os dias dos embarques. Ao ver que eu já estaria indo embora, comecei a me despedir dos meus amigos que estavam mais próximos, depois desci as escadas da escola para procurar os demais para dar a notícia, contei para Myllenna e Tatiane (ex-intrcambistas que foram à Nova Zelândia e Austrália, respectivamente) que estavam no refeitório, estas me deram muitas dicas de intercambistas. Alguns segundos depois aparece Izabella (minha melhor amiga, também ex-intercambista que foi à Espanha) me dando um abraço e ficou aos prantos quando eu contei que já estaria into nesta sexta-feira. Segurei ao máximo as minhas lágrimas, pois sabia que se chorasse não pararia mais.
         Depois, falei com alguns professores e com a diretora. Todos ficaram muito felizes com a notícia e também muito surpresos com a data tão próxima (mas também, quem não ficaria?!).
          Agora o próximo passo é organizar as malas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Newfoundland, here I go!


          Ontem, 19 de agosto, recebi a carta da minha coordenadora do Canadá dizendo que eu irei para Newfoundland. Eu estudarei na Fatima Academy, lá existe grande variedade de atividades extra-curriculares, incluindo: esportes, teatro e música.
         Porém, duas coisas me impressionaram, estas são sobre minha hostfamily e minha futura escola. Nesta carta (que está escrita totalmente em inglês) existe uma palavra que se repete, ela é "FIRST" (que significa "primeiro" em inglês). Eu serei a primeira estudante internacional a ser hospedada por aquela família e também serei a primeira estudante brasileira a estudar naquela escola. Creio que isto é uma grande responsabilidade e uma honra para mim. Representarei da melhor forma o meu país!
         Ao ler o nome Newfoundland (Nova terra encontrada, com a tradução literal) posso até escrever uma saga "Uma desbravadora: desbravando uma terra nova", talvez, quem sabe?!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Anjos e pupilos

          Quando se está em um intercâmbio (principalmente se este for o seu primeiro) tudo é novidade. Você conhecerá um outro país, uma outra cultura, um outro idioma, outras pessoas... enfim, muitas diferenças.

           Para tentar evitar o choque cultural, eu pesquisei bastante sobre o Canadá pela internet, mas, mesmo assim, não achava que isto era suficiente. Porém, me contaram algo muito interessante na reunião pré-embarque que os ex-intercambistas (os anjos, como os chamamos) que já estiveram no país que você irá (neste caso, o Canadá) poderiam nos ajudar (os pupilos, como somos chamados). Resolvi pedir ajuda e uma garota chamada Ingrid Arruda se prontificou a me ajudar.
           Ela é realmente um anjo: tudo que eu pergunto sobre o país, as pessoas, a escola ela responde cordialmente. Com ela, aprendi várias expressões (abreviações e gírias) do idioma, descobri coisas interessantes, eu até contei minhas ansiedades e meus "medos de pré-intercambista". Sempre conversamos em inglês, assim eu adquiro mais habilidade. Não nos conhecemos pessoalmente, nos falamos apenas via Facebook.
           Esta é uma experiência incrível que eu recomendo.

Postagem dedicada para a ex-intercambista Ingrid Arruda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS