Geovana Velez. Tecnologia do Blogger.
RSS

Um mês

          Mal posso acreditar que o tempo tem passado tão rápido!
         Recapitulando: dia 22 de Setembro fez trinta dias que saí do Brasil; dia 23, trinta dias aqui no Canadá; e dia 24 fez um mês que cheguei a Newfoundland.
          Estou amando este lugar, minha hostfamily, meus vizinhos e a minha nova escola. Estou me sentindo muito bem acolhida e familiarizada, mas confesso que nos primeiros dias não foi tão fácil me acostumar.
          Além de falar muito rápido, as pessoas aqui falam de uma forma particularmente regional, isso me confundiu muito. Um exemplo claro disso ocorreu quando cheguei: fomos para a casa de um parente da minha hostfamily para o “dinner” (logo pensei: jantar), achei estranho um jantar por volta das duas horas da tarde. Horas depois, quando chegamos em casa, minha hostmom perguntou se eu queria comer algo e eu disse que não e pouco tempo depois fui dormir. No outro dia pela manhã ela me explicou que aqui "dinner" significa almoço e o jantar aqui é chamado "supper". Observação, naquela noite eu não passei fome porque eu comi o suficiente (até demais, eu acho) no almoço.
          Dentro de uma semana, passei a entender bem a minha hostfamily; porém no meu primeiro dia de aula senti muitas dificuldades, a princípio estava tudo bem quando fui apresentada pela diretora aos outros alunos, mas quando tive minhas aulas entendi pouco do que os professores disseram, me senti confusa na hora do lanche e almoço porque não tinha certeza do que os alunos na mesa estavam falando e me senti perdida na hora de me direcionar para as salas de aula, porém, para minha sorte, alguns alunos me ajudaram muito.
       Durante este mês eu pude perceber que já enfrentei e ainda tenho muitos obstáculos a enfrentar; alguns destes obstáculos são: a saudade (acho que este é o principal), confusões ao falar, acidentalmente eu misturo os idiomas (principalmente após falar ao telefone com minha família), já cheguei a falar “eu know” e "I sei" e ao compreender/ouvir, por exemplo: certa vez minha hostmom disse “We’re going to Tim Hortons.” (Estamos indo ao Tim Hortons.) eu disse “Where? Two horses?!” (Onde? Dois Cavalos?!).
           Sim, eu tenho obstáculos, porém, se eu os enfrentar, sei que os ultrapassarei, pois sou a única intercambista do Brasil nesta escola e nesta cidade (isto ajuda a ser fluente) e não acesso redes sociais diariamente (tiro mais aproveito da minha vida real caminhando pela cidade, estudando o conteúdo escolar, conversando com minha hostfamily e meus novos amigos).
          Foram muitas experiências para tão pouco tempo. Ao olhar para trás, mal posso acreditar que já se passou um mês.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Primeiro dia na escola

          Dia 4 de Setembro foi o meu primeiro dia de aula.
          Aqui no Canadá as aulas começam as 8:30 e terminam as 14:45, pra quem está acostumado a estudar em uma escola integral (das 7:30 até as 17 horas) é pouco tempo.
          Meu meio de transporte até a escola é um ônibus escolar (aquele ônibus amarelo como os dos filmes). Vocês podem ver um pouco sobre isso neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=riH8krWDVA4
          Ao chegar na escola, fui muito bem recepcionada pelos professores e pelos alunos, eles me perguntaram quem era minha hostfamily, por quanto tempo eu ficarei aqui, se eu estava gostando da cidade. Enfim, foram muito amigáveis!
          Nas primeiras aulas, os professores falavam muito rápido, porém quando percebiam que eu estava lá passaram a falar um pouco mais devagar. Mas já estou me acostumando com esse jeito de falar. Quem sabe dentro de um mês eu fale tão rápido quanto eles?!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

So far away

       

          Longe de casa há mais de uma semana: assim estou. Sinto muitas saudades da minha família, meus amigos, minha escola no Brasil, mas tenho que suportar, pois sei que o caminho é longo.
          Eu me acostumei com a rotina da minha hostfamily, conheci pessoas, já fui à escola, enfim...estou me familiarizando.
          Estou amando morar aqui e espero estar cada vez mais enturmada com tudo e com todos durante as próximas semanas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS