Geovana Velez. Tecnologia do Blogger.
RSS

Dicas para fazer um bom intercâmbio

Intercambistas de primeira viagem têm muitas dúvidas. Tenho propriedade para falar do assunto, pois já passei por tudo isso. São muitas coisas para resolver como: ir às reuniões, tirar passaporte, comprar roupas adequadas para o frio, arrumar as malas, se despedir dos familiares e amigos, etc. Apesar de todas essas coisas que nos cercam, existe algo que não podemos negligenciar: nossos sentimentos. Inúmeras vezes eu me questionava como seria minha viagem, se daria tudo certo, se eu atingiria meus objetivos e, ao final de tudo, eu pude retirar sete lições, ou melhor, sete dicas para fazer um bom intercâmbio.
1ª Dica - Não tenha medo! : viajar sempre será algo novo e empolgante, ainda mais se esta for a primeira viagem, mas tenha em mente que estás indo a um país que irá te acolher e, acima de tudo, te fará aprender/melhorar um novo idioma, e que uma família se comprometeu a te abrigar, ajudar e tratar bem. Antes de viajar disseram-me que seria perigoso e até mesmo que isso não valeria a pena, mas sou a prova de que, além de seguro, o meu intercâmbio foi muito bom!
Entrar em contato com a família que o hospedará ajuda a perder esse medo, pois, ao conhecê-los melhor, vocês ficarão, de certa forma, mais unidos. Então envie mensagens falando mais sobre você e pergunte sobre eles, a rotina da casa e como é viver naquele país.
2ª Dica - Tenha um foco! : pessoas focadas vão mais longe. Antes de viajar eu tinha um objetivo, que era falar inglês tão bem quanto os nativos. Lembro que uma das primeiras coisas que eu disse à minha Hostfamily e aos meus amigos foi: “se eu falar algo errado, corrijam-me”. E a maior satisfação foi  na minha última semana no Canadá, enquanto comprava souvenirs, após eu ter comentado com minha Hostmom que sentiria falta de tudo, a vendedora interveio e me perguntou se eu não era de lá, pois eu até falava com a língua regional (yes b'y!).
3ª Dica - Simplifique: quando começamos a aprender um novo idioma é normal termos defasagens em algumas coisas, por isso, se você sabe que tem dificuldade em pronunciar uma palavra ou frase treine, enquanto isso, tente falar o que queres de outra maneira. Se tens dificuldade em compreender (listening), peça para que eles repitam, ou até mesmo escrevam; e se tens dificuldade para escrever, peça para que eles soletrem, mas isto não é conveniente em todos os momentos, por isso deverás treinar no que sentes dificuldades.
 4ª Dica - Se você não sabe, pergunte! : eu aprendi algo importante: se "é errando que se aprende", perguntado se aprende mais rápido ainda. Claro, errar é humano e no início do intercâmbio erramos (muito), mas nossa vida não deve ser construída apenas com base em nossos erros. Mesmo sendo “vergonhoso” dizer que não sabe de algo, pergunte, pois assim descobri que as pessoas que me ajudavam eram as que mais me queriam bem. Por isso, pergunte.
5ª Dica - Sempre converse: conversar é a melhor maneira de conhecer e entender alguém. Se não sabes como iniciar uma boa conversa com alguém faça perguntas como “quais são as novidades?”, “como foi seu dia?”, “tem planos para o final de semana?”, pois estas são as mais comuns. Caso não tenhas entendido algo durante a conversa, 4ª dica, “Se você não sabe, pergunte!”.
6ª Dica - Não Desista: certa vez, eu escutei uma frase que era mais ou menos assim: eu posso cometer um erro aqui, mas não poderei cometer o mesmo erro lá na frente. Continue tentando. Se sentes saudades de casa, faça uma ligação telefônica, use a internet, mas saiba não passarás a eternidade no outro país, se achas que poderias ter feito o melhor em algo e não fez, se esforce, certamente haverá outra chance... diga para você mesmo que amanhã será melhor que hoje, pois dias melhores só dependem de nós.
7ª Dica - Viva intensamente: Viver intensamente não significa viver loucamente, mas sim viver de corpo e alma, aproveitar as oportunidades e fazer valer ao máximo todos os momentos, sejam eles estudando, lendo um livro, saindo com os amigos, brincando na neve ou até mesmo olhando para o céu. Afinal, somos nós quem escolheremos fazer um bom ou um mau intercâmbio.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS